O Grupo de Pesquisa a-tevê surgiu há pouco mais de uma década para reunir estudiosos que se dedicam aos aspectos poéticos, estéticos, estilísticos, narrativos e plásticos da ficção televisiva, e/ou aos processos criativos e autorais em seu entorno.

Nos últimos anos, o grupo  ampliou o escopo de investigações para favorecer estudos comparativos sobre o estilo e as poéticas autorais da ficção televisiva com outros produtos e linguagens, como filmes de ficção, peças audiovisuais publicitárias e narrativas gráfico-sequenciais (histórias em quadrinhos).

Hoje, as pesquisas do a-tevê possuem duas linhas prioritárias de trabalho: a) o estudo dos contextos de produção e recepção da ficção televisiva, dos aspectos narrativos, poéticos e estilísticos, com ênfase na intertextualidade e na trasmidiação e b) o estudo comparativo da autoria e do estilo de produtores, roteiristas e diretores da ficção televisiva, do cinema, do filme publicitário e das histórias em quadrinhos. Os integrantes do Grupo a-tevê participam da Rede de pesquisadores da ficção televisiva OBITEL Brasil e promovem  a atividade de extensão Estação do Drama: programa de formação de roteiristas de narrativas seriadas para televisão e internet.

O grupo integra a Linha de Pesquisa Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Midiática, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.



Docentes pesquisadoresDoutorandosMestrandosDoutorandos e mestrandos convidados

Maria Carmem Jacob de Souza – Líder do Grupo de Pesquisa

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do CNPq (2000 a 2013). Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Temas de interesse: campo da televisão, da teledramaturgia e da telenovela; construção social da autoria no campo audiovisual midiático; métodos de análise da poética e das marcas de autoria em ficções seriadas televisivas. Investiga, atualmente, as marcas de autoria dos diretores de telenovelas. Os casos de Ricardo Waddington, Jayme Monjardim e Luiz Fernando Carvalho.

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Objetivo central deste Projeto é desenvolver metodologias de análise sobre os estilos dos roteiristas autores das telenovelas brasileiras contemporâneas. A expectativa é compreender como no processo coletivo de realização das telenovelas se examinam as decisões artísticas dos autores roteiristas que colaboraram na composição do sistema formal ou do estilo da série, segundo a perspectiva de Bordwell. Partimos da premissa que a cada especialista envolvido na realização das obras audiovisuais se pode atribuir estilos característicos que podem ser analisados por meio dos modos como cada especialista utiliza regularmente as técnicas que lhes são próprias na lógica geral do sistema da obra examinada. As decisões artísticas reconhecidas como autorais dos roteiristas correspondem, também, na perspectiva de Bourdieu, ao grau de autonomia que foram acumulando ao longo da trajetória social que imprimiram no campo de produção da obra selecionada. Neste projeto, examinaremos a perspectiva autoral e estilística do roteirista Benedito Ruy Barbosa nas telenovelas Renascer (1993), O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (2000) e Esperança (2002) produzidas e exibidas pela Rede Globo. Esperamos que os resultados desta pesquisa desenvolvam uma abordagem analítica comparativa da perspectiva autoral e estilística dos roteiristas de telenovelas, de minisséries e de seriados brasileiros.

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Professora Colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, nos grupos de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica e Laboratório de Análise de Teleficção. Possui doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal – Canadá (2009), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo também pela UFBA (2002). É editora da Contemporânea-Revista de Comunicação e Cultura do Poscom/UFBA. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, cinema, análise fílmica, cinemas asiáticos e narrativa.
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Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar questões de estilo e marcas autorais no trabalho de alguns diretores/autores que transitam entre o cinema e a ficção seriada televisiva. Nos últimos anos, vem ocorrendo um movimento – oposto ao que se via algumas décadas atrás – de cada vez mais autores já reconhecidos por seu trabalho no cinema aderindo à televisão. Se, antes, um diretor desconhecido, em início de carreira, costumeiramente usava a televisão apenas como plataforma de trabalho para aceder à arte considerada maior do cinema, agora o inverso está acontecendo. Cineastas como David Fincher, Guillermo del Toro, Steven Soderbergh, Neil Jordan, David Lynch, M. Night Shyamalan, Woody Allen e os irmãos Washowsky são apenas alguns exemplos deste fenômeno, visto que novos casos são anunciados na imprensa com frequência. Curiosamente, estes autores alegam que estão fazendo a passagem do cinema para a televisão como forma de angariar ou manter o controle criativo e estético sobre suas obras, o que antes era impensável. A pesquisa tem como objetivo se deter justamente sobre a possibilidade de análise de marcas autorais nas obras de alguns destes diretores. Quais são as implicações estéticas, narrativas e poéticas deste movimento de “redescoberta” da televisão por parte de autores estabelecidos no campo do cinema? O que significa falar de autoria no contexto da ficção seriada televisiva contemporânea? Partiremos inicialmente de uma breve revisão do conceito de autoria em sua origem nos estudos literários, para depois associa-la aos produtos e linguagens audiovisuais, como o cinema e, finalmente, a televisão. Trabalhamos com a hipótese de que a noção de autoria nas séries de ficção televisivas possui duas dimensões inter-relacionadas: em sua dimensão contextual, ela atua como uma construção dentro do campo de produção responsável por estabelecer um lugar de fala aos autores e indicadores de qualidade aos produtos; em sua dimensão textual, ela atua como marcas estilísticas impressas tanto na mise en scène quanto na estrutura narrativa das séries, responsável por transforma-las em obras coesas.

Mirella Márcia Longo Vieira Lima

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CA LL – Líder adjunta do Grupo de Pesquisa a-tevê

Professora e pesquisadora das áreas de literatura brasileira, teoria literária e literatura comparada. Desde 1982, ensina e pesquisa no Instituto de Letras da UFBA, onde ocupa atualmente o cargo de professor associado IV , atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura. Concluiu Licenciatura e Mestrado em Letras na UFBA. Sob a orientação de João Luiz Lafetá, fez doutorado na FFLCH/ USP (1993). Entre agosto de 2006 e julho de 2007, fez pós- doutorado em Letras na Universidade de São Paulo, com bolsa de pós-doutorado sênior, do CNPQ. Em 2000, fez estágio de pesquisa na Biblioteca Nacional de Lisboa, com bolsa da própria biblioteca e da Fundação para o desenvolvimento do mundo em língua portuguesa. Pesquisadora do CNPQ, desde 2002. Entre outras publicações, é autora do livro Confidência Mineira: o amor na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Estuda especialmente os temas do amor e da família em textos literários modernos e contemporâneos. Em 2014, realiza pós-doutorado na USP, com supervisão de Alfredo Bosi e apoio da CAPES. Centrado no Livro de Sonetos escrito por Jorge de Lima, o projeto Encontro na névoa; focaliza primordialmente os poemas dedicados à bem-amada.
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Estudo do erotismo na literatura brasileira, com ênfase em vertentes místicas. Em sua fase atual, o projeto focaliza o “Livro de Sonetos” escrito por Jorge de Lima.  A hipótese norteadora da leitura identifica, no conjunto publicado em 1949, uma crítica à história. Na perspectiva do escritor alagoano, a modernidade, centrando-se na ideia de que Deus está morto, teria perdido contato com forças capazes de insuflar vida. Assim, é por se perceber num mundo desanimado e em agonia, que a voz poética busca amorosamente a própria alma perdida, e empresta-lhe a feição da “bem-amada”. Espera-se que, além de ensaio crítico, a pesquisa resulte em roteiro para produção audiovisual, feita com intenção de divulgar a trajetória de escritores ligados ao erotismo místico, linhagem pouco conhecida e, todavia, importante na cultura do país.

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA AC

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição. A partir de 2010, foi integrado ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, no qual passa a coordenar as atividades do Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia e de Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI). No contexto de todas estas atividades, conduz projetos de análise dos materiais expressivos da cultura mediática, com especial ênfase nos modelos semióticos e estéticos da discursividade visual.
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Este trabalho tenta prolongar as questões teórico-metodológicas do estudo sobre as relações entre a plasticidade das formas visuais e os regimes discursivos característicos do humor gráfico na cultura contemporânea. Se há algo que se restitui como relativamente próprio aos quadrinhos, nessa relação originária com as narrativas, diríamos que trata-se de algo que não é próprio às tramas originais da arte seqüencial, mas decerto também algo relativo à dimensão plástica da manifestação dos quadrinhos: de um lado, suas principais energias se encontram num certo estilo de caracterização morfológica das personagens (em especial, naquelas tradições estilísticas mais ligadas ao gênero cômico e burlesco), num regime plástico e icônico que é genericamente identificado com o modelo da caricatura (pelo aspecto hiperbólico e anamórfico do tratamento plástico da representação da fisionomia humana ou por sua assimilação a outras classes de seres). Nestes termos, a exploração da caricatura deve estar integrada a um modo de pensar os aspectos referenciais da figuração pictórica que nos permitiriam integrá-la no contexto das ações representadas ou sugeridas pictoricamente: devem considerar, portanto, o âmbito da assimilação das formas visuais aos princípios poéticos da composição de poemas dramáticos, dos quais a comédia é claramente uma das suas manifestações. Fica claro aqui como se integram metodologicamente – em nossa análise dos regimes plastico-discursivos quadrinísticos – a síntese entre o problema das estruturas icônicas do traço no desenho e a produção do sentido textual ao qual as representações ficarão doravante vinculadas, decorrendo daí a complementaridade que assume para nós o recurso às disciplinas da interpretação textual e as ciências da arte (em especial, a poética e a estética).
 

Rodrigo Ribeiro Barreto

Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia na área de Humanidades desde 2014. Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2002). Mestre (2005) e Doutor (2009) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom/UFBA. No percurso de pós-graduação, investigou a análise de formatos audiovisuais, a construção de imagem no pop-rock, a delimitação do campo de produção do videoclipe e a autoria no videoclipe. Na prática de ensino, constam palestras, oficinas e disciplinas – em cursos de graduação e pós-graduação – sobre temas como videos musicais, crítica e análise cinematográfica, séries de TV, roteiros, metodologia de pesquisa e elaboração de projeto. Atuou como professor participante da Pós-graduação em Multimeios da UNICAMP, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado financiada pela FAPESP sobre a representação masculina nos videoclipes (2011-2014). Além de participante do Laboratório de Análise de Teleficção (A-Tevê), é co-líder do grupo de pesquisa Núcleo de Investigações Poéticas (NIP – UFSB). Foi também co-criador e curador da mostra Possíveis Sexualidades (Salvador, 2008 – 2014).
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O projeto busca investigar as oportunidades de representações do corpo, desejo, afeto e sociabilidade gay no audiovisual televisivo contemporâneo, o qual – considerando suas constrições e disputas pela audiência – mantém-se vinculado a um contexto sociocultural ainda heteronormativo. No geral, para garantir sua palatabilidade junto ao grande público, demonstrações televisivas do homoerotismo conhecem certos limites. A partir da análise texto-contextual dos seriados Please Like Me (Josh Thomas/ABC2 & Pivot, Austrália/EUA, 2013-), Looking (Michael Lannan & Andrew Haigh/HBO, EUA, 2014-2015), Cucumber e Banana (Russell T. Davies/Channel 4, Grã Bretanha, 2015), a pesquisa propõe-se a apontar formas renovadas de representação das relações sexuais e da intimidade entre homens gays. Vale pensar em que condições do campo de produção e sob a regência de que instâncias autorais – criadores, roteiristas, diretores, produtores executivos etc. – tais abordagens concretizam-se. A combinação da trajetória no contexto produtivo com as próprias vinculações identitárias de alguns desses profissionais são determinantes para pautar temas supostamente audaciosos. A análise dos seriados selecionados será subsidiada por inúmeros tópicos de interesse para os estudos de gênero, estudos LGBTI e Teoria Queer. Questões etárias, étnico-raciais, econômicas e corporais influenciam a apresentação de diferentes masculinidades nas séries, cuja qualidade e nuance podem ser medidas pela análise texto-contextual. Durante a pesquisa sobre a serialização contemporânea, pretende-se ilustrar, analisar e complexificar a questão da intimidade gay desde relações de amizade, encontros casuais até diferentes tipos de compromisso amoroso, sublinhando a diversidade possível de representação da comunidade homossexual masculina. Serão traçados também paralelos com o próprio passado televisual, abordando o ritmo das mudanças, a resistência/aceitação com relação às séries tratadas e o estabelecimento de genealogias (afiliações e distanciamentos) entre os programas.

 

Kyldes Batista Vicente

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e da Faculdade ITOP. Integrante do Grupo de Pesquisa A-tevê. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa e literatura infantojuvenil.
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Considerada por Oscar Lopes e Antonio José Saraiva (sd, p. 875) “A mais completa e consumada realização correspondente ao projeto de Cenas da Vida Portuguesa”, proposto por Eça de Queirós, o romance Os Maias (1888) é conhecido pelo leitor brasileiro pela história acerca da relação incestuosa entre os irmãos Carlos Eduardo e Maria Eduarda. Entretanto, no Brasil, parecem mais conhecidos outros romances do mesmo autor (O Primo Basílio, O Crime do Padre Amaro ou A Relíquia), talvez pela extensão de Os Maias ou talvez pela temática. Isso, no entanto, não se apresenta como dificuldade para se conhecer o universo de Eça de Queirós a partir de uma adaptação ou recriação. O objetivo deste projeto é analisar a construção de personagens na minissérie Os Maias (Maria Adelaide Amaral) e no filme Os Maias (João Botelho). Para tal, buscaremos verificar os sentidos e significados apresentados na construção da personagem queirosiana na minissérie brasileira e no filme português, destacar as particularidades e semelhanças quanto à construção dos personagens extraídos dos romances queirosianos e examinar em que medida os programas e estratégias de efeitos utilizados permitem encaminhar a sobrevida da personagem.

Tatiana Güenaga Aneas

Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom/Universidade Federal da Bahia (2016). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma instituição (2011). Especialista em Design de Comunicação Social pela Universidade Salvador (2009). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bhia (2007). Leciona disciplinas nas áreas de Criação Publicitária, Direção de Arte, Comunicação Visual, Estética e Semiótica. Desenvolve pesquisa na área de análise de materiais publicitários audiovisuais, nas suas dimensões poética, estética, estilística e autoral.

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Esta pesquisa parte da suspeita de que, em se tratando de publicidade, a adoção de estratégias transmídia na criação de campanhas e conteúdos não emerge apenas da necessidade por parte dos agentes do campo publicitário de se adequar às demandas do público, ávido por experiências narrativas mais complexas, que se materializam em múltiplas plataformas e apresentam, muitas vezes, caráter participativo. A narrativa transmídia enquanto prática de criação de produtos publicitários parece ter um certo sentido social, que propicia aos seus criadores maior possibilidade de ocuparem posições nas quais prepondera a lógica da experimentação. A partir deste pressuposto, o projeto propõe, em uma primeira etapa, o mapeamento de projetos transmídia destacados no campo da produção publicitária, bem como das instâncias responsáveis pelas sua criação e realização. Para tanto, recorremos às listas de vencedores do Festival de Cannes, no período entre 2010 e 2016, selecionando as categorias da premiação que mais comumente contemplam peças audiovisuais (Film, Entertainment e Branded Content). A definição da noção de projeto transmídia utilizada para caracterizar as produções mapeadas decorre de levantamento e revisão bibliográficos sobre o tema, sobretudo a partir de autores como Scolari (2014, 2015), Scolari, Bertetti e Freeman (2014), Jenkins (2003), Long (2007), Evans (2011), Souza, Lessa e Araújo (2013), Fechine (2011, 2014), Gosciola (2014), Castro (2014) e Renó (2011). A etapa de cartografia destas produções deve gerar subsídios para um desenho do espaço das obras publicitárias audiovisuais de caráter transmídia, dos esquemas estilísticos dominantes neste espaço, bem como do seu campo produtivo, com base sobretudo na sociologia da cultura de Bourdieu (1996). Em posse do mapa que caracteriza estes projetos, a posição de agências publicitárias, empresas produtoras e anunciantes, bem como dos agentes associados a estas instâncias, a etapa final da pesquisa se debruçará sobre as experiências de criação que se mostrarem mais profícuas para discutir estilo e autoria no contexto da produção transmídia em publicidade audiovisual. O objetivo, neste momento, será buscar identificar como a criação de narrativas transmídia e a adoção de certos esquemas de estilo operam no reconhecimento social destes autores – suposto pela premiação no Festival de Cannes. As premissas analíticas presentes em Bordwell (2009) e Gomes (1996, 2004) servirão de suporte para a análise dos materiais selecionados, em princípio três casos – número que pode se alterar a depender dos achados da etapa de mapeamento. Assim, a pesquisa busca produzir conhecimento sobre o fenômeno cartografando estas produções específicas a partir da perspectiva das disputas por reconhecimento que estruturam este espaço, bem como realizar análises aprofundadas de casos em que seja possível observar as reverberações destas disputas nos programas poéticos destas narrativas.

 

Rodrigo Lessa

Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade DeVry Ruy Barbosa – Campus Paralela, Salvador-Ba. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom/Universidade Federal da Bahia (2017). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma instituição (2013). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFBA (2010). Pesquisador colaborador do grupo de pesquisa A-Tevê – Laboratório de Análise de Teleficção (Póscom/UFBA) e membro da rede internacional de pesquisadores do Obitel – Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva. Suas áreas de interesse e tópicos de pesquisa incluem: análise de audiovisual, estudos de televisão, narrativas seriadas, processos de transmidiação, narrativas transmídia e estudos de fãs.

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Explorações conceituais e metodológicas acerca da criação e consumo dos universos transmídia de seriados ficcionais – Projeto de pesquisa (2017 – 2019)

Esta pesquisa almeja explorar, tanto teórica quanto metodologicamente, um termo caro aos estudos dos processos de transmidiação que contemporaneamente envolvem seriados televisivos ficcionais: a noção de um universo transmídia. Chamamos de processos de transmidiação as estratégias e práticas que fazem um conteúdo monomidiático, o seriado televisivo ficcional na nossa pesquisa, percorrer diversas mídias e plataformas comunicacionais. Trata-se da criação de artefatos que se vinculam a um texto de referência, fazendo-o migrar de mídias enquanto simultaneamente alarga seu escopo de significações. Com revisões de literatura e estudos previamente realizados, acreditamos que a definição inicial de um universo transmídia seja a de um complexo emaranhado comunicacional que se encontra em ampla circulação cultural e que se refere a uma obra ficcional específica. As peças que compõem este emaranhado são textos de referência, extensões transmídia paratextuais e extensões transmídia ficcionais alocados em múltiplas mídias e plataformas comunicacionais. Estas peças são formalmente constituídas a partir de uma larga variedade de formatos e linguagens, podendo ser produzidos tanto por organizações empresariais – canais de televisão, estúdios, conglomerados midiáticos – quanto por organizações de fãs. A partir destas premissas, este projeto de pesquisa almeja avançar nas discussões teóricas acerca destas definições, que carecem de refinamento e comprovados vínculos com o estado da arte a nível global. É nosso objetivo também explorar metodologias de análise possíveis para os universos transmídia que envolvem seriados televisivos ficcionais. A etapa atual da pesquisa é a de levantamento bibliográfico e comparação de estudos de autores distintos; por se tratar de um tema relativamente recente nos estudos de mídia, há ainda forte embate de ideias e pouca concordância teórica, motivo pelo qual as explorações conceituais deste projeto se mostram relevantes. Posteriormente, serão desenvolvidas análises universos transmídia, cujo corpus será definido após o estabelecimento de critérios e parâmetros analíticos resultantes da etapa anterior.

Maíra Bianchini dos Santos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudou as estratégias comunicacionais de emissoras norte-americanas que produzem seriados ficcionais, a partir do caso da HBO. Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo (UFSM). Áreas de interesse: ficção seriada, narrativas seriadas televisivas, complexidade narrativa, narrativas transmídia, modelos de produção e de distribuição na televisão e internet.

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Projeto de pesquisa (2014 a 2018)

É TV: a Netflix no campo de produção de séries televisivas e a construção narrativa de Arrested Development

Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza

 

João Eduardo Silva de Araújo

Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma universidade, durante a graduação foi bolsista PET e PIBIC CNPq. Entre 2008 e 2011 também foi membro do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT – UFBA). Suas áreas de interesse são narratologia, ficção seriada televisiva, gêneros ficcionais e tevê, narrativas transmídia, construção de universos ficcionais, gerenciamento de produção televisiva, estilo televisivo e cultura participativa.

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Projeto de Pesquisa (2015 a 2019)

De Nova Orleans a Westeros: a construção dos mundos ficcionais nos seriados televisivos Treme e Game of Thrones

Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza

 

João Senna Teixeira

Possui graduação em produção cultural pela Universidade Federal da Bahia (2009). Se formou no Mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas (PósCom) na UFBA, com o tema da coerência narrativa e a autoria nos comics de super-heróis norte-americanos. Atualmente é Doutorando do PósCom estudando a construção de universos ficcionais compartilhados no Marvel Cinematic Universe (MCU).

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Projeto de Pesquisa (2015 a 2019)

A construção em teia do Marvel Cinematic Universe

Orientadora: Maria Carmen Jacob de Souza

Co-orientação: José Benjamin Picado (PosCom/UFF)

 

Daniele Moitinho Dourado Valois Rios

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Administração e Marketing pelo Centro Universitário Internacional. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

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Projeto de Pesquisa (2015 a 2019)

A Representação Social do Nordeste nas telenovelas brasileiras: o caso “Velho Chico”

Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza

 

Amanda Aouad

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa em Análise de Teleficção. Formada em publicidade e propaganda, pós graduada em Roteiro para Tv e Vídeo, pós graduada em Cinema, Expressão e Análise. Atua principalmente nos seguintes temas: roteiro cinematográfico, produção audiovisual, crítica cinematográfica, telenovela, narrativas seriadas.

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Projeto de Pesquisa (2015 a 2019)

Dramaturgia da ficção seriada na publicidade. Os casos de “Marias, elas não vão com as outras”, “Margot vs Lily” e “Carmilla”.

Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza

 

Marcelo Oliveira Lima

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Mestre pela mesma instituição. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal da Bahia. Roteirista de quadrinhos e audiovisual, produtor cultural e editor. Áreas de interesse e atuação: narrativa, histórias em quadrinhos, roteiro, séries televisivas, transmidiação.

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Projeto de pesquisa (2016 a 2020)

É HORA DE AVENTURA!: construção teledramatúrgica do universo ficcional na animação infantil contemporânea.

Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza

 

Elva Valle

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM) na Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora no Laboratório de Análise de Teleficção (A-tevê), no POSCOM. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador; graduação em BI Artes – Cinema pela Universidade Federal da Bahia. Temas investigados: narrativa seriada, crime fiction, repetição, adaptação.

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Projeto de Pesquisa (2015 a 2019)

“Elementar, meu caro Watson” Repetição, fórmulas e Crime Fiction – Análise do seriado Sherlock

Orientadora: Ludmila Carvalho

Bárbara Fernandes Vieira de Souza

Bolsista Fapesb de Mestrado junto ao Grupo de Pesquisa A-Tevê Laboratório de Análise de Teleficção, ligado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Temas investigados: ficções seriadas televisivas, autoria, representação. Graduada em Psicologia pela Universidade Salvador (UNIFACS), especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Projeto de Pesquisa (2016 a 2018)

Marcas Autorais de Lena Dunham na série Girls

Orientadora: Maria Carmem Jacob de Souza

 

Débora Cristina Fernandes Santos

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista Pibic/CNPq junto ao Grupo de Pesquisa A-Tevê Laboratório de Análise de Teleficção, ligado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Temas investigados: Temas investigados: ficções seriadas televisivas, adaptação, gênero maravilhoso. Atua profissionalmente em assessoria de comunicação governamental.

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Projeto de Pesquisa (2015 a 2017)

 “Who Killed Rosie Larsen?”: a construção do universe ficcional em The Killing

Orientadora: Ludmila Carvalho

 

Emaxsuel Roger Rodrigues

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas correspondentes, desenvolve pesquisa sobre séries televisivas brasileiras, com ênfase em estudo sobre comédias televisivas. É bolsista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, lugar em que também participa do Grupo de Pesquisa A-Tevê Laboratório de Análise de Teleficção.

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Projeto de Pesquisa (2015 – 2017):

Representações de casais em comédias televisivas brasileiras

Orientadora: Ludmila Carvalho

 

Bárbara Camirim Almeida Lopes

Graduada em Comunicação Social – Radialismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista Fapesb junto ao Grupo de Pesquisa A-Tevê Laboratório de Análise de Teleficção, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Temas investigados: ficções seriadas televisivas, representações sociais, autoria.

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Projeto de Pesquisa (2016 a 2018)

O discurso da diversidade em Orange is the New Black

Orientadora: Ludmila Carvalho

Doutorandos

Renata Cerqueira

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Graduada em Jornalismo, na Universidade Federal da Bahia, e pós-graduada em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada, na Escola de Administração da mesma universidade.

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Projeto de Pesquisa (2014 a 2018)

Cultura da convergência e desafios das redes abertas de televisão. A atuação da Rede Globo a partir dos conteúdos multiplataforma das telenovelas

Orientador: Fabio Ferreira (Grupo de Pesquisa CP-Redes/PosCom_UFBA)

 

Inara de Amorim Rosas

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2009).

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Projeto de Pesquisa (2015 a 2019)

O roteirista na ficção audiovisual brasileira: um estudo a partir da trajetória de João Emanuel Carneiro

Orientador: Guilherme Maia (Grupo de Pesquisa Análise Filmica_Pepa/PosCom_UFBA)

 

Jéssica Neri dos Reis Neves

Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal Fluminense, vice-coordenadora editorial da Revista Ciberlegenda (UFF), mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2012), graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atua desde fevereiro de 2015 como professora substituta no Curso de Estudos de Mídia da UFF.

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Projeto de Pesquisa (2014 a 2018)

Entre a Velha e a Nova Sitcom: Estratégias de Serialização do Humor na TV 

Orientador: José Benjamin Picado (Grupo de Pesquisa GRAVO_NAVI/PosCom_UFF)

 

Ana Paula Guedes

Doutoranda em Ciências da Comunicação (tese sobre roteiros de telenovelas produzidas no Brasil, Portugal e Angola) na Universidade de Coimbra-Portugal. Mestre em Artes Cênicas ( na área de dramaturgia para televisão) pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia. Possui especialização em roteiro de tevê e vídeo pelo Centro Universitário Jorge Amado e graduação em Comunicação Social com hab. em Jornalismo pela UFBA. Escritora e professora universitária, atua no mercado através da criação de roteiros de ficção e documentário, bem como atividades de produção para vídeo, tv e cinema.

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Projeto de pesquisa (2013 a 2017):

Atlântico em Travessia: as estratégias narrativas desenvolvidas pelos autores brasileiros de teleficção como ferramentas criativas e modelo estrutural para os roteiristas de telenovelas portuguesas e angolanas

Orientadora: Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha (Universidade de Coimbra, Portugal).

 

Mestrandos

Enoe Lopes Pontes de Marques Tavares

Graduada em Artes Cênicas – Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia e em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Social da Bahia. Bolsista Pibic/CNPq, junto ao grupo Formas de Composição do ator contemporâneo brasileiro. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Temas investigados: estudos de recepção, ficções seriadas televisivas, estudo de fã.

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Projeto de Pesquisa (2016 a 2018)

As disputas interpretativas dos shippers do seriado Once Upon a Time

Orientadora: Regina Gomes (Grupo de Pesquisa GRIM/Poscom_UFBA)

 

Paula Cristina Janay Alves de Oliveira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve uma pesquisa sobre narrativas seriadas no jornalismo através de uma perspectiva dos Estudos Culturais.

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Projeto em andamento: (2016 a 2018)

Na próxima semana, em Serial: estratégias de serialização no jornalismo, uma análise de caso do podcast Serial

Orientadora: Itania Gomes (Grupo de Pesquisa TRACC/PosCom_UFBA

 

Hanna Nolasco Farias Lima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bolsista da CAPES. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da mesma universidade. Temas investigados: telenovela, comunicação e música, musicais.

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Projeto de pesquisa (2016 a 2018)

No ritmo das Empreguetes: o papel da música na construção do universo ficcional da telenovela Cheias de Charme

Orientador: Guilherme Maia de Jesus (Grupo de Pesquisa Análise Filmica_Pepa/PosCom_UFBA)