Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva Obitel Brasil

Rede de pesquisadores brasileiros do Obitel – Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva, denominada Obitel Brasil. O Obitel Brasil foi fundado em 2007, em São Paulo, como uma rede brasileira de pesquisadores de ficção televisiva que reúne investigadores de renome sobre o tema e possui abrangência geográfica, uma vez que a rede é composta por mais de 80 investigadores que atuam em universidades e centros de pesquisa espalhados por seis estados brasileiros (Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). Em 2015, a rede é constituída por dez grupos de pesquisa e mantida através do apoio de universidades públicas e particulares, de agências regionais e nacionais de fomento à pesquisa e da parceria com a Globo Universidade. Uma rede de magnitude nacional dedicada ao estudo da ficção televisiva é fato inédito no campo da comunicação no Brasil e se caracteriza como um efetivo trabalho coletivo e colaborativo articulado pelos princípios da interdisciplinaridade. Trabalha sobre um projeto bienal de pesquisa, comum aos grupos, e publica a cada dois anos os resultados em livro da Coleção Teledramaturgia. Ainda, promove seminários nacionais que reúnem pesquisadores e produtores da área da ficção televisiva.

2016-20172014-20152012-20132010-20112008-2009

Coordenação: Maria Carmen Jacob de Souza

Vice-coordenação: Maíra Bianchini

Projeto de pesquisa: Amados amantes narrados nas fanfictions de telenovelas brasileiras.

Equipe: Rodrigo Lessa, Daniele Valois, João Araújo, Amanda Aouad, Inara Rosas, Marcelo Lima, Renata Cerqueira, Débora Fernandes, Rodrigo Bulhões.

Resultado da pesquisa apresentado em SOUZA, M.C.J. et al. Amados amantes narrados nas fanfictions de telenovelas brasileiras. In: Por uma Teoria de Fãs da Ficção Televisiva Brasileira II. Práticas de Fãs no ambiente da cultura participativa. Organizado por LOPES, M.I.V. et al. Porto Alegre: Sulina/Globo, 2017, v.5.

Confira os quadros citados no artigo aqui.

Projeto de Pesquisa: Entre novelas e novelos: um estudo das fan fictions de telenovelas brasileiras (2010-2013)

Coordenação: Maria Carmen Jacob de Souza

Vice-coordenação: João Araújo

Equipe: João Araújo, Amanda Aouad, Renata Cerqueira, Rodrigo Lessa, Maíra Bianchini, João Araújo, Rodrigo Bulhões, Marcelo Lima.

Resultado da pesquisa apresentado em SOUZA, M.C.J et al. Entre Novelas e Novelos. Um estudo das fanfictions de telenovelas brasileiras (2010-2013) In: Por uma Teoria de Fãs da Ficção Televisiva Brasileira. Organizado por LOPES, M.I.V. et al. Porto Alegre : Sulina/Globo, 2015, v.4, p. 107-153.

Projeto de Pesquisa: Tendências e modelos de Projetos Transmídia no campo dos produtores da ficção seriada televisiva no Brasil: os desafios da expansão do universo ficcional

Coordenação: Maria Carmen Jacob de Souza

Vice-coordenação: Rodrigo Lessa

Equipe: Amanda Aouad, Rodrigo Lessa, Renata Cerqueira, João Araújo, Gustavo Erick, Kyldes Vicente, Elva Valle

Resultado da pesquisa apresentado em Souza, M.C.J et al. Empresas produtoras, projetos transmídia e extensões ficcionais: notas para um panorama brasileiro In Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Organizado por LOPES, M.I.V. et al..Porto Alegre : Sulina/Globo, 2013, v.3, p. 303-344.

Confira os quadros citados no artigo aqui.

Projeto de Pesquisa – Roteiristas de telenovelas no Brasil e transmídia storytelling: breve balanço

Coordenação: Maria Carmen Jacob de Souza

Equipe: Amanda Aouad, Gustavo Erick, Maria Carmen Jacob de Souza

Resultado da pesquisa apresentado no capítulo Criadores da Ficção televisiva. Desafios Criativos de roteiristas de telenovelas In: Estudos de Televisão: diálogos Brasil Portugal, organizado por João Freire Filho e Gabriela Borges. Porto Alegre: Sulina, 2011, v.1, p. 33-55.

Projeto de Pesquisa integrado: Criadores, narrativas, recepção e audiência de telenovelas. Juventude, feminino e pobreza em Páginas da Vida, Paraíso Tropical e Duas Caras

Pesquisadores/Instituições: Ana Maria Camargo Figueiredo (Cásper Líbero/PUCSP); Josefina F. T. Silva UNISO/ESAMC/PUCSP); Márcia Gomes (UFMT); Maria Carmem Jacob de Souza (POSCOM/UFBa – Grupo de Pesquisa A-teve composto por Amanda Aouad, Larissa Ribeiro e Luiz Fernando Lisboa); Maria Isabel Orofino (UDESC); Nilda Jacks (UFRGS); Rafael Righini (USJT/PUCSP); Solange Wajnman (UNIP); Silvia H. Simões Borelli (PUCSP); Veneza M. Ronsini (UFSM).

Resultados da pesquisa apresentados no capítulo elaborado por OROFINO, Isabel; WAJNMAN, S.; RIGHINI, R. R.; SOUZA, M. C. J. et al. Criadores na dramatização da juventude, do feminino e da pobreza In: Ficção Televisiva no Brasil: temas e perspectivas. Sao Paulo : Editora Globo, 2009, v.1, p. 19-64.