Integrantes do A-Tevê no Congresso Virtual da UFBA 2021

Dia 22/02, às 16h30, na sala Y, com a mesa “Fição Seriada Televisiva: inovações e consumo na pandemia” os integrantes do A-Tevê Thaiane Machado e Tcharly Briglia debatem sobre as mudanças nos hábitos de consumo de produtos brasileiros, como a telenovela, e como empresas como a Globo criaram novos produtos pensando em soluções inovadoras diante da necessidade de distanciamento social.

A proposta da mesa é falar como o ano de 2020 foi de grandes mudanças e riscos para a exibição de conteúdos de televisão, trazendo como estudo de caso a Globo, um dos maiores conglomerados de mídia do país, que tomou medidas pouco comuns, nesses quase 50 anos de produção e exibição de telenovelas. Em março de 2020, grande parte dos veículos de notícias repercutiram a decisão da emissora de suspender as gravações de todas as telenovelas e séries. Neste cenário, a aposta da Globo foi recuperar telenovelas exibidas anteriormente, lançando mão de reprises em todas as faixas de horário da sua programação. Com isso, a obrigatoriedade do isolamento social fez aumentar de forma exponencial o consumo de produtos de entretenimento, especialmente na Globoplay, plataforma de streaming da empresa.

Ao mesmo tempo, era preciso inovar e pensar em conteúdos inéditos driblando o distanciamento social. Títulos como “Amor e Sorte”, roteirizado por Jorge Furtado, e “Diário de um Confinado”, de Bruno Mazzeo, mostraram a capacidade da emissora em ofertar novos conteúdos, mesmo com todas as impossibilidades de realizar uma produção em estúdio. Neste contexto, serão discutidas as inovações surgidas pensando nos aspectos que envolvem a capacidade criativa de roteiristas e como isso, de certa forma, fez impulsionar o consumo destas obras, principalmente no streaming.

O Congresso Virtual da UFBA acontece de 22 a 26/02, em sua segunda edição no formato 100% online por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19. Mais informações sobre essa mesa (e muitas outras), visite o site do evento: http://www.congresso2021.ufba.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo