Teses e Dissertações

Desde 2000, o grupo vem desenvolvendo estudos sobre: os processos de gestão, produção, criação e recepção da ficção seriada para televisão e internet, de filmes, HQs, romances; análise dos aspectos narrativos, poéticos e estilísticos de séries e filmes com ênfase na intertextualidade e na transmidiação; abordagem comparativa do exame da autoria e do estilo de produtores, roteiristas e diretores da ficção televisiva seriada, do cinema, do filme publicitário e das histórias em quadrinhos.

EM NÚMEROS:
15 teses, 19 dissertações concluídas
04 teses e 4 dissertações em processo

Navegue nas abas abaixo para conferir as teses e dissertações já concluídas.

TESESDISSERTAÇÕES

ARAÚJO, João Eduardo Silva de. VALE TUDO NO JOGO?: A Poiese de um Mundo Ficcional realista no Seriado Televisivo The Wire. (2019). Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

TEIXEIRA, João Senna. A construção em teia do Universo Cinemático da Marvel. (2019). Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

ALMEIDA, Amanda Aouad. Dramaturgia publicitária brasileira: A ficção seriada de “Marias (Intimus) e “Boa” (Antárctica). (2019). Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

RIOS, Daniele Moitinho Dourado Valois. Representações do Trabalho e da Política no Nordeste de Velho Chico. (2019). Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SANTOS, Maíra Bianchini dos. A Netflix no Campo de Produção de Séries Televisivas e a Construção Narrativa de Arrested Development. (2018). Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

SANTOS, Rodrigo Lessa Cezar. O Universo Transmídia do seriado True Blood : paratextos e extensões ficcionais do HBO e dos fãs. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

ANEAS, Tatiana Guenaga. Estilo e autoria em filmes publicitários: uma proposta metodológica a partir da análise de Cachorro-peixe e Ultimos desejos da Kombi, da AlmapBBDO e Volkswagen do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

GALVÃO, Emília da Conceição Valente. O efeito choque e os problemas da afetação do espectador no cinema de Lars von Trier. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

SCALDAFERRI, Danilo. Estratégias de confecção da imagem e da montagem, do Palace II às Cidades de Deus e dos Homens: questões de estilo e autoria. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

VICENTE, Kyldes Batista. Os episódios da vida romântica: Maria Adelaide Amaral e Eça de Queirós na minissérie Os Maias. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

ZANETTI, Daniela: O cinema da periferia: Narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social (2010). Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

MERY, Fernando Carrasco: “Giuseppe Garibaldi”, Personaje histórico, mítico y sentimental en la miniserie “A Casa das Sete Mulheres” (2010). Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

NOLASCO, Hanna.(2019). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

ALVES, Genilson. (2019). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

SOUZA, Bárbara Fernandes Vieira de. Not that kind of girl: marcas de autoria e estilo de Lena Dunham na série Girls. (2018). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

CARVALHO, Lara Freitas de. Heisenberg & Cap’n Cook: Anatomia da relação entre Walter White e Jesse Pinkman em Breaking Bad. (2016). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

LIMA, Marcelo de Oliveira. “Lute contra os mortos. Tema os vivos”. Dramaturgia e transmidiação na franquia The Walking Dead. (2016). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

ARAÚJO, João Eduardo Silva de. Crystal Blue Persuasion: a construção do mundo ficcional no seriado televisivo Breaking Bad. (2015). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

CERQUEIRA, Renata Cristina Bento. Transmidiação na Rede Globo: análise das estratégias de conteúdo nos sites das telenovelas. (2014). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

TEIXEIRA, João Senna. Batman e Robin nunca morrerão: a construção do cânone e da continuidade na passagem de Grant Morrison pelo Batman (2014). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

SANTOS, Rodrigo Lessa Cezar. A ficção seriada televisiva em meio à convergência midiática: True Blood e narrativa transmídia (2013). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneass). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

GOMES, Juliana Oliveira. Arebaba! Telenovela e autoria. Caminho das Índias, Glória Perez e os relatos de migrantes e viajantes  (2013). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

RIBEIRO, Larissa Paim. Nem toda feiticeira é corcunda: uma análise de Nazaré Tedesco em Senhora do Destino (2012). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

ALMEIDA, Amanda Aouad. Quem matou o Barão Henrique Sobral: a construção da narrativa policial na obra de Gilberto Braga (2012). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

SCALDAFERRI, Danilo Marques: A Cidade dos Homens na televisão brasileira: Uma análise da trajetória e da estrutura narrativa da série (2010). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

MACHADO, Thaiane dos Santos: Narrativas sem fim? Serialização em Desperate Housewives (2010). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

LEÃO, Marlu Coutinho Chaves. Estratégias de encantamento Lobatianas: versões e inversões do Sítio do Pica-Pau Amarelo (2009). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

PINTO, Rafaela Karina Carrijo Rozendo. Contos na Tela: Uma análise das adaptações dos contos de Rubem Fonseca para a teledramaturgia (2007). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

COSTA, Fábio Freire da Costa: A poética do pop: A música como recurso narrativo no cinema contemporâneo (2007). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

RODRIGUES, Virgínia Jorge Silva: Coração de Ouro: O cinema melodramático de Lars Von Trier (2006). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

OLIVEIRA, Josenildes Santos de Oliveira: O programa das mulheres e as mulheres do programa: Análise da condição da mulher nos programas Mais Você e Note e Anote (2005). Dissertação (Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
[PDF]

Voltar ao Topo