Trabalhos de Conclusão de Curso

Desde o seu surgimento, o grupo A-Tevê sempre contou com a colaboração de alunos de graduação dos cursos de Comunicação, na formação em Jornalismo ou Produção Cultural. Alguns deles passaram  no grupo como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC, outros como orientandos de Trabalho de Conclusão de Curso da Profa. Dra. Maria Carmem Jacob. Todos eles, de alguma maneira, auxiliam no processo de descobertas do A-Tevê.

Confira abaixo os TCCs que fazem parte da trajetória de nosso grupo.


AMOEDO, Mariana Amori. Muito Além do Mundo Investido: a nostalgia na série Stranger Things. (2019). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Produção Cultural) — Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

SOUSA, Priscilla Santiago. 50 Tons de Crepúsculo: o relacionamento abusivo do casal Edward e Bella nas fanfics brasileiras. (2018). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Produção Cultural) — Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

CAJADO, Krystal Baqueiro Velloso. O mercado literário e o relacionamento com os fãs: as estratégias de comunicação das editoras brasileiras de livros juvenis seriados. Co-orientação de Rodrigo Lessa. (2018). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Produção Cultural) — Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

MAIA, Marcos Vinícius Costa Barreto. Tesouraria dos quadrinhos: análise da adaptação dos Contos do Cargueiro Negro em Watchmen. (2018). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) — Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

RELLSTAB, Clara Cavalcanti. A mulher no site Omelete : análise da adaptação dos Contos do Cargueiro Negro em Watchmen. Co-orientação de Maíra Bianchini. (2016). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) — Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

LIMA, Daniele Marques. Práticas de fãs em ambientes online: o fandom do seriado televisivo The Vampire Diaries. (2014). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal da Bahia. Co-orientação de Rodrigo Lessa Santos.
[PDF]

ALVES, Genilson Farias Silva. Fansite: um instrumento de consolidação dos fandoms. (2014). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

BARBOSA, Amanda Gomes da Silva. A poética do universo ficcional de Douglas Adams: uma análise da minissérie O Guia do Mochileiro das Galáxias. (2012). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.

ALMEIDA, Fernanda Ellen Rodrigues. Produção de televisão: desafios do produtor de seriado na TV Globo. (2012). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.

ARAÚJO, João Araujo da Silva. Além do mar estreito: a construção do Universo Ficcional no seriado televisivo Game of Thrones (2012). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

RODRIGUES, Luis Fernando Lisboa e PINTO, Mariele Góes. “Só aos domingos eu não invento nada”: a (re)invenção midiática de Coco Chanel (2012). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

FRANÇA, Barbara Lisiak de. Hana Yori Dango. O fenômeno do Dorama no Brasil.(2011). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

PASSOS, Jéssica Monteiro e MAGALHÃES, Lara Thomazini de. Transmídia e Narrativas Seriadas (2010). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

SANTOS, Rodrigo Lessa Cezar dos: Eles saíram do caixão… e do livro! O processo de recriação do romance “Morto até o anoitecer” para o seriado televisivo True Blood (2010). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

OITICICA, Fabiane Andrade Oiticica; ARAÚJO, Maíra Borges. That’s What she said: A construção do riso em The Office (2009) Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

CERQUEIRA, Renata Cristina Bento. Juventudes narradas nas séries televisivas: o caso de One Tree Hill (2008). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

MACEDO, Natália Guerra da Rocha. A música nas telenovelas: Laços de Familia, Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida (2008). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

NEVES, Caroline Santos. Construindo mundos: um estudo sobre o desenhista de produção nas séries televisivas americanas (2008). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

RIBEIRO, Larissa Paim. A vez da feiúra: Análise da construção do feio no seriado Ugly Betty (2008). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

VALENTE, Emília. O melodrama em Tess. Uma análise do filme de Roman Polansky (2008). Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Análise do Discurso Audiovisual (Cinema, TV e Vídeo) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

BEZERRA, Gustavo Gomes. Os Filhos de Adão: O universo masculino numa série televisiva (2007). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

PORTO, Dayse. Mulher no espelho. (2007) Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, Débora Cristina Fernandes. Um olhar sobre o fantástico: Análise das estratégias de construção do universo maravilhoso de Hoje é dia de Maria. (2006) Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

KOPP, Juliana Borges. Análise da Representação Feminina em Sex and The City (2006).  Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

GUSMÃO, Roberta. Presença de Anita: a composição de um personagem para TV. (2006). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

MACHADO, Thaiane. José Inocêncio e Maria Santa: Examinando o Programa de Efeitos Emocionais em Renascer (2005). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

SCHINDLER, Renata Meyer. Regulamentação da produção televisiva: uma análise dos debates sobre o PL 256/91 (2005). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

BRITO, Juliana Lopes: A crítica de telenovela: o que é, onde está e o que dizem os críticos (2003). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal da Bahia.
[PDF]

Voltar ao Topo